Frase do Dia

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Conhecendo a Janela 10/40


Talvez você já tenha ouvido falar da Janela 10/40. Mas você sabe o que é a Janela 10/40???
Sempre ouvimos falar dela nos Cultos de Missão.
Mas vamos conhecer melhor essa parte da Terra onde vivem a maioria dos povos não alcançados pelo Evangelho do Senhor Jesus.

O que é a Janela 10/40?
É uma faixa de terra que se estende do Oeste e o Norte da África, passando pelo Oriente Médio e indo até a Ásia. Essa faixa de terra recebeu esse nome por estar localizada entre as linhas imaginárias dos paralelos que passam a longitude 10 e a latitude 40 acima da Linha do Equador (longitude 10° e latitude 40°).

Países que integram a Janela 10/40:
Afeganistão, Albânia, Arábia Saudita, Argélia, Bangladesh, Barein, Benin, Burkina, Butão, Cabo Verde, Camboja, Catar, Cazaquistão, Chade, China, Chipre, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Filipinas, Gâmbia, Gibraltar, Grécia, Guiné, Guiné-Bissau, Iêmen, Índia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Líbia, Malásia, Maldivas, Mali, Marrocos, Mauritânia, Mongólia, Nepal, Níger, Omã, Palestina, Paquistão, Senegal, Síria, Sri Lanka, Sudão, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan (Formosa), Tunísia, Turcomênia, Turquia e Vietnã.

Características:
É a área do mundo onde se concentram o maior número de povos ainda não alcançados. Em sua maioria, são seguidores do Islamismo, do Hinduísmo e do Budismo. É a região onde habita 66% da população mundial, ou seja, é muita gente!!! Ocupando 33% da área total do planeta, a Janela 10/40 compreende 62 países.

Curiosidades:
- O termo "Janela 10/40" foi utilizado pela primeira vez por Luis Bush, em julho de 1989. 
- É nessa extensa faixa de terra que estão 95% dos povos não alcançados do mundo.
- Os dois maiores países em nº de habitantes está nessa área: China e Índia.
- Todas as terras bíblicas encontram-se nessa "janela".
- O apóstolo Paulo ultrapassou esses limites em suas viagens missionárias 
 "pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado o evangelho de Cristo" (Rm 15:19).

Esses países tem lindas paisagens, praias paradisíacas e etc..., mas têm povos que vivem em miséria, extrema pobreza e ainda tem seus olhos vendados para o Evangelho. Seja por perseguição ou pela política exercida nestes países, ainda é muito difícil enxertar o Evangelho nessa região do globo. E isso ocorre em pleno século XXI.
Não esqueça de orar pelos povos que fazem parte da Janela 10/40. Talvez você não conheça todos... talvez nunca tenha sequer escutado seus nomes, mas olhe na lista lá em cima e, a cada dia, lembre-se desses países, apresente-os em suas orações, porque Jesus os quer salvar...

Oremos unidos pelos países  que compõem a Janela 10/40... não esqueça: um dia, você também fazia parte de um povo que não era alcançado pela Maravilhosa Graça de Cristo e, hoje, você faz parte de uma geração eleita, sacerdócio real, nação santa, o povo adquirido, para anunciar as virtudes e obras de Jesus!!!! (Cf.: 1ª Pe 2:9)

Graça e Paz...


Fontes:
http://evangelizahoje.blogspot.com/2008/07/o-que-janela-10-x40.html
http://omundoemfoco.blogspot.com/2007/08/ao-entrarmos-numa-guerra-depressa.html

Um comentário: